terça-feira, 2 de setembro de 2008

Para refletir...

"Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores:
"Prezado professor,
Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se HUMANOS (grifo meu).
Seus esforços nunca deverão produzir monstros e psicopatas hábeis.
Ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas".
As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico".
(DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis,RJ: Vozes, 2001).

Um comentário:

VERÃO disse...

Concordo plenamente com o seu pensamento acerca da Educação, visto que em sua essência apresenta um paradoxo. Pois é inconcebível, algo que salva e simultaneamente mata.